Conscientes da importância da acreditação e das mais-valias daí advenientes para o tecido empresarial regional, o Laboratório de Análises do INOVA, acreditado desde 1997, tem vindo a aumentar progressivamente o âmbito da acreditação no sentido de dar resposta às crescentes necessidades das empresas regionais.
A acreditação reconhece a competência técnica do laboratório para a realização dos serviços analíticos que disponibiliza, garante que essa competência foi previamente avaliada e, por conseguinte, oferece uma garantia de confiança acrescida nos resultados das análises e ensaios realizados.
O laboratório possui um âmbito de acreditação com descrição flexível intermédia, a qual admite a capacidade para implementar novas versões de documentos normativos no âmbito da acreditação. Os ensaios abrangidos identificam-se pela omissão da versão do documento normativo associado na coluna “Método de Ensaio”, no anexo técnico da acreditação. Para acesso aos métodos atualizados dos ensaios abrangidos, consulte a Lista de Ensaios Acreditados sob Acreditação Flexível Intermédia - L0203.
A grande diversidade e quantidade de ensaios acreditados disponibilizados pelo INOVA tornam-no numa infra-estrutura impar no contexto regional, cujas competências são reconhecidas pelo Instituto Português de Acreditação - IPAC, e por diversas outras entidades: a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores - ERSARA, para efetuar o controlo da qualidade da água para consumo humano; a Direcção Geral de Veterinária - DGV, na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária Nacional, para integrar a lista de laboratórios autorizados pela DGV a participar no Plano Nacional de Controlo de Salmonela.
Em suma, o Laboratório de Análises do INOVA constitui-se como o único laboratório, com sede na RAA, que disponibiliza tão vasto conjunto de qualificações.